segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aquecedor sustentável

Com baixo custo utilizando materiais reciclados, equipamento ajuda na economia de energia elétrica

O centro de educação infantil (CEI) Walt Disney já conta com um sistema de aquecimento solar confeccionado com materiais recicláveis. Além de ajudar o meio ambiente, utilizando garrafas pet e caixinhas de leite que iriam para o lixo, o aquecedor promove uma economia na energia elétrica, em beneficio da escola.

A comunidade arrecadou cerca de mil garrafas pet e mil caixinhas de leite para a produção do aquecedor ecológico, que esquenta a água dos chuveiros e da torneira da cozinha. A diretora Jaqueline Sandrini Cardoso diz que às vezes a água do aquecedor fica mais quente do que a água da torneira elétrica.


José Alcino Alano ajudando na confecção dos módulos para o aquecedor reciclável


Os demais materiais utilizados para a fabricação do aquecedor, como canos e máquinas para cortar as garrafas e caixas d’água, foram doados pela Tractebel, que em parceria com o Rotary Clube fizeram um curso para os pais e funcionários da escola. Com duração de quatro dias, o treinamento ensinou como fabricar o aquecedor solar. A diretora diz que a escola não teve nenhum gasto.

A Tractebel e o Rotary Clube acompanharam todo o processo de criação. Em algumas noites da semana eram feitas oficinas na escola com a participação da diretora, dos pais e algumas pessoas da Tractebel e do Rotary, que ajudavam a cortar as garrafas, a pintar as caixinhas de leite e a confeccionar os módulos.
Muitos pais que aprenderam a fazer o aquecedor nessas oficinas aderiram à ideia e começaram a fazer em suas próprias casas.  A escola ainda não sabe exatamente quanto o aquecedor vai diminuir os gastos, pois o mesmo foi instalado há menos de um mês.

O criador do aquecedor é o eletromecânico aposentado José Alcino Alano de Tubarão.  Em 2004, o projeto de Alano ganhou reconhecimento público. A invenção recebeu o “Prêmio Superecologia”, da revista Super Interessante. Hoje ele viaja o Brasil fazendo demonstração de seu projeto. 


José Alcino Alano diz que, dependendo da região, as garrafas PET e as caixas de leite resistem por aproximadamente seis anos, mas a caixa d’água e as tubulações em PVC serão reutilizadas mais de uma vez. 

O aquecedor pode economizar em média 30%, mas isso depende muito do tempo de banho e da quantidade de eletrodomésticos de cada residência.


O CEI Borboleta azul será a próxima instituição a contar com o aquecedor. Nas demais escolas que demonstrarem interesse, a Tractebel continuará arcando com os custos. Porém quem irá acompanhar todo o processo de montagem será a diretora da Walt Disney e a da Borboleta Azul, as primeiras a receber o projeto.


Ouça parte da entrevista:




Por Ana Paula Hemkemeier

Nenhum comentário: