segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Natal verde

Cidades ganham decoração de fim de ano com materiais reciclados

Antes mesmo de chegar às vésperas do Natal, todas as cidades do Brasil se preparam para enfeitar as ruas e entrar no clima da data do nascimento de Jesus. E nada mais justo que, em tempos de todos pensando em sustentabilidade, as decorações dos municípios serem feitas por completo de materiais recicláveis.

Desde o início do ano, Garopaba já preparava uma equipe que pudesse lidar com os materiais, desde sua coleta até o reaproveitamento, transformado por fim em matérias de decoração natalina. Foram arrecadadas garrafas pet e caixas de leite em escolas públicas. Rosa Cabral, autora da ideia, foi quem ficou responsável por escalar uma equipe de profissionais, bem como entregar um projeto que estivesse dentro do orçamento da cidade, à prefeitura. “Quando apresentei a ideia ao prefeito, fiz questão de enfatizar os três R’s que são a base do projeto: reduzir, reutilizar e reciclar. O projeto quer, além de decorar a cidade, levar uma consciência maior à comunidade”, frisa Rosa, que também é a coordenadora do Natal Cristo Luz de Garopaba.

Após o prefeito da cidade aprovar a ideia, tendo como base do projeto a contribuição para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade do município, começou a busca por um grupo para realizar o trabalho. A equipe é formada por cerca de 30 pessoas, que fazem parte de diferentes segmentos, mas que são moradores da própria cidade da Garopaba. O grupo de mães, junto com jovens portadores de alguma deficiência, donas de casa e cidadãos da comunidade em geral, são os responsáveis por confeccionar os enfeites.

Quando contatada, a idealizadora ficou surpresa com a possibilidade de divulgação do trabalho, pois já havia trabalhado anteriormente na decoração natalina sustentável em outra cidade, mas não tinha sido procurada por interesse jornalístico. “Sempre fui procurada para ser elogiada pelo projeto, mas nunca com o interesse de divulgar”. Ela conta ainda que desde os projetos anteriores, o grande sentido era aliar a decoração à preservação ambiental. Rosa sempre estimulou as pessoas a separar o lixo, e juntou tudo em uma ideia que poderia também valorizar os espaços públicos que não são ‘vistos’.

A autora define todo o projeto em uma simples frase, que tenta mostrar um pouco do trabalho que ela e uma equipe realizam. ”Garopaba este ano terá um Natal que vai além de decoração. Esperamos desvencilhar a data do comercial somente, vivenciando o amor, a troca e o respeito à sustentabilidade”. 

Por Rui Souza Neto

Nenhum comentário: