segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Destino certo para o lixo

Empresa de reciclagem contribui com o meio ambiente e movimenta a economia

Sustentabilidade, aquecimento global, proteção ao meio ambiente são algumas das palavras que se têm se ouvido com bastante frequência. E não é à toa. Uma palavra está relativamente ligada à outra. Juntas fazem muito sentido com o que se está vivendo nos dias atuais. A reciclagem e a reutilização de um material que poderia ir para o lixo, por exemplo, são as formas mais sustentáveis do mundo. Significam muito mais do que apenas produzir um novo. Significam, além disso, a geração de emprego e renda para muita gente. Um ato ecológico que contribui para diversos setores da economia e principalmente para o meio ambiente.          


Todos os dias são descartados cerca de 50% de lixo que poderia ser recuperado e reutilizado como matéria prima, na confecção de novos produtos. Em Santa Catarina várias cidades fazem a reciclagem de lixo.  No município de Laguna, a Louber Ambiental faz esse trabalho de reaproveitamento dos resíduos.

O processo da empresa começa na coleta de lixo nas ruas. Aquilo que é coletado é separado nos centros de triagem. Ali é feito o primeiro passo da reciclagem. Logo em seguida o material selecionado irá para lavagem. Depois de limpos e secos os resíduos são superaquecidos e transformados em polietileno. Esse é o ultimo passo. Depois segue para outras empresas que irão fabricar novos produtos. Tudo aquilo que não é aproveitado na reciclagem é descartado no aterro sanitário.




De acordo com uma pesquisa do site Planeta Sustentável realizada no ano passado, o Brasil reciclou nove bilhões de latas de alumínio, o equivalente a 121 mil toneladas. Isso significou 97,5% da produção nacional, o que torna o país campeão mundial na reciclagem do produto.

Para o proprietário do Grupo Louber Ambiental, Itamar da Silva Mattos, a empresa não é apenas focada no trabalho com a reciclagem, mas também na viabilização social. “Os catadores de lixo não tinham salários fixos, não tinham carteira assinada e não recebiam os benefícios que um trabalhador tem direito. Com intuito de minimizar agressões ao meio ambiente, criamos a Louber, que é referência de empresa que recicla”, salienta.

Os trabalhos na Louber Ambiental vão muito além da reciclagem de resíduos. Há várias parcerias que a torna uma empresa sustentável, fazendo seu papel em defesa do meio ambiente. “Fizemos parcerias com empresas de soluções ambientais e sindicato de postos de combustíveis, passando a atuar na limpeza da caixa separadora de água e óleo, e coleta de resíduos industriais perigosos, chamados de classe I, atendendo toda região de Santa Catarina”, explica Mattos.


No rosto de cada um, o trabalho e coragem de querer vencer na vida com consciência e respeito ambiental.



Ouça parte da entrevista:


Por Murilo Medeiros

Nenhum comentário: